Mercado imobiliário
01.jan.2014
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Mercado imobiliário: um tipo de comprador para cada região

Estudo do Creci mostra o perfil dos compradores da Capital divididos por região

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Será que há diferença entre os compradores de imóveis na cidade de São Paulo? Segundo o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP), sim. De acordo com a entidade, cada região da cidade tem suas características específicas, o que diferencia os compradores.

Quem quer morar no Centro, por exemplo, na hora da compra privilegia o local e suas facilidades, como restaurantes, cinemas, comércio, bancos, entre outras. Lá, em sua maioria, são jovens casais sem filhos, casais com filhos que já saíram de casa e pessoas que tem o trabalho ligado à região central.

Já quem procura a zona sul, a parte da cidade com melhor infraestrutura, comércio, serviços e emprego e, por isso, mais valorizada, é um público que quer maior variedade de opções e alternativas socioculturais de lazer, serviço e comércio. Há também uma parcela importante de investidores que escolhem unidades com melhor escoamento para venda e locação.

Aqueles que querem as zonas leste e norte têm um perfil mais conservador e bairrista. Eles até não exigem localização ou proximidade com áreas de grande trânsito, muito pelo contrário. Em razão de uma forte colonização italiana, espanhola e portuguesa, esses compradores são mais apegados às suas raízes e querem estas mais perto de suas famílias.

Por fim, os que optam pela zona oeste, que tem bairros mais novos e de alto padrão, são os moradores com poder aquisitivo maior e que podem comprar unidades maiores e localizadas em regiões mais tranquilas, de excelente infraestrutura e com fácil acesso às regiões mais centrais. Também são compradores que pensam em investimentos em outros locais, que tenham perfis comerciais, como o Centro, Paulista, Berrini, locais onde está o eixo financeiro e econômico da cidade.

Um fator apontado pelo Creci e que pode mudar essas características todas é a proximidade com estações de metrô. Se o perímetro estiver a uma distância de até um quilômetro de uma estação, o comprador está entre o popular e a classe média, justamente pela facilidade de deslocamento na cidade, entre onde mora e onde trabalha, que, geralmente, não são na mesma região.

Resumo do texto:

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP) aponta que o mercado imobiliário na cidade de São Paulo apresenta diferenças entre os compradores de cada região. Os jovens casais, casais com filhos e pessoas com trabalho ligado à região central privilegiam a localização e facilidades como restaurantes. Já os que buscam melhor infraestrutura e serviços são um público mais variado, buscando opções socioculturais. Os investidores preferem unidades com bom escoamento, enquanto os compradores mais conservadores se apegam às raízes. Por fim, os moradores de regiões de alto padrão são aqueles com maior poder aquisitivo, buscando tranquilidade e facilidade de acesso às regiões centrais da cidade. A proximidade com estações de metrô pode influenciar nas escolhas dos compradores, dividindo entre classes sociais diferentes.

Fonte:
ZN Imóvel
O Portal de Imóvel da Zona Norte de São Paulo
www.znimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel

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