O Tucuruvi é um dos bairros mais elogiados pelos moradores da Zona Norte de São Paulo. Eles cultivam muitas histórias desde a sua fundação, se dizem satisfeitos por todos os benefícios que lhe foram proporcionados e que ainda proporcionam. Não tem o mesmo "glamour" que possuía nos anos 60 e 70, mas a região prosperou e continua forte. E não é a toa que muitos moradores não querem sair de lá de jeito nenhum.
O bairro já foi referência na região da zona norte por causa dos seus cinemas e pelo forte comércio. Muitas vezes não era necessário ir até o centro, pois tinha tudo ou quase tudo nos pontos comerciais. O mais engraçado é que ainda é assim! Basta entrar em uma loja, às vezes, com ar antigo, mas que dispõe de muitos produtos para venda que muita loja do centro não possui. E detalhe, muitas vezes é mais barato!
Com tudo isso, houve um grande desenvolvimento imobiliário no passar dos anos. Prova disso, é o grande número de interessados na busca por um imóvel na região, que só não ultrapassa o bairro de Santana, ou seja, o Tucuruvi está em segundo lugar no interesse do público da zona norte de São Paulo.
Com a linha 01-Azul do metrô - estação Tucuruvi - o interesse pela região triplicou em poucos anos. Nas últimas décadas, foi construído mais de 900
prédios comerciais e cerca de 400 ofertas de
apartamentos residenciais, o que mostra o grande impacto por conta do fenômeno de verticalização no bairro.
O setor do comércio está em alta pela inauguração do Shopping Tucuruvi. Os terrenos ficaram cada vez mais valorizados e, automaticamente, as casas e apartamentos, passaram a dividir o cenário com a movimentação muito grande nos arredores do shopping.
Suas ruas dão fácil acesso ao comércio, um aspecto que é bem valorizado pelos moradores. Pois é só andar dois ou três quarteirões de distância para encontrar supermercados, padarias, lojas de roupas, entre outros serviços e produtos.
Elaborado por Gustavo Monteiro
Editado por Marcel Toledo e Fabiana Maia