Imposto de Renda
17.mar.2017

Especial Imposto de Renda: principais termos

Conheça os significados das expressões mais usadas no IR

Na hora de elaborar a declaração de Imposto de Renda é normal surgir alguns termos específicos que não estamos acostumados em nosso dia a dia. O Grupo SP imóvel elaborou uma lista de significados das expressões mais usadas no IR.

O que é a Declaração do Imposto de Renda?

É um imposto que o governo cobra sobre os ganhos das pessoas, entre eles estão: salários, aluguéis, prêmios de loteria etc. O valor é pago de acordo com a renda de cada um. A Declaração de Imposto de Renda serve para prestar contas com o Governo, ou seja, as informações do tipo: valores recebidos no ano e contas pagos deverão ser informados no imposto de renda.

A Receita Federal é a responsável pelo recolhimento do imposto de renda no Brasil. O órgão faz o cruzamento das informações prestadas pelos contribuintes referentes à movimentação financeira e, posteriormente, verifica a veracidade dos fatos.

Será necessário fazer o download do programa Imposto de Renda Pessoa Física 2017 (IRPF 2017) no site da Receita Federal ? www.receita.fazenda.gov.br.

TABELA
Para calcular quanto o trabalhador deve pagar de imposto soma-se todos os rendimentos e desconta parte de seus gastos. O valor final é comparado com uma tabela que determina a porcentagem de imposto sobre a renda que deverá ser paga.

ANO-CALENDÁRIO
É ano anterior da declaração. Por exemplo, na declaração do Imposto de Renda de 2017 deverá ser referente aos rendimentos e despesas de 2016.

ALIMENTANDO
São as pessoas que recebem pensão alimentícia conforme acordado com a Justiça.

ATIVIDADE RURAL
São atividades relacionadas à agricultura, pescas, extração e exploração vegetal e animal.

BENS MÓVEIS E IMÓVEIS
De acordo com a Wikipédia, os bens são tudo aquilo que tem utilidade para satisfazer uma necessidade. Podendo ser classificados em móveis e imóveis.
Os bens móveis são aqueles que podem ser transportados, tais como: carro, moto, avião, obra de arte e outros.
Já os bens imóveis são aqueles que não podem se transportados e não alteram a sua essência, como por exemplo: casa, apartamento, terreno, galpão e entre outros.

RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS
São todos os rendimentos tributáveis recebidos de Pessoas Físicas como de Pessoas Jurídicas. Neste caso incluem salários, resgastes de previdência, aposentadorias, pensões, aluguéis e entre outros.

RENDIMENTOS NÃO TRIBUTÁVEIS
São os rendimentos isentos por lei que não sofrem cobrança do imposto, como por exemplo, a Retirada do FGTS, indenização de seguradoras, rendimento da poupança e seguro-desemprego.

TERRA NUA
É o imóvel que não tem nenhum investimento, ou seja, não possui equipamentos, construções ou plantações.

RESTITUIÇÃO
De acordo com o Dicionário Informal, a Restituição é corrigir uma situação. Então, Receita Federal verifica que o contribuinte pagou mais imposto do que deveria e terá direito a receber de volta uma parte do foi pago, ou melhor, terá uma restituição.

MALHA FINA
A Receita Federal é o órgão responsável pelo cruzamento das informações prestadas pelos contribuintes referentes à movimentação financeira. E se o contribuinte declarar algum valor diferente pode cair na malha fina, ou seja, será examinada detalhadamente e o contribuinte poderá ser chamado para se explicar!

 
#DECORAÇÃO, #ILUMINAÇÃO, #CASA, #AMBIENTE, #ACONCHEGANTE
Forte:
ZN Imóvel
O Portal de Imóvel da Zona Norte de São Paulo
https://www.znimovel.com.br/