Curiosidades
01.mar.2017

Zelador: quais as responsabilidades?

Especialista explica as principais atribuições da profissão

Todo condomínio precisa de um profissional em tempo integral para cuidar da segurança e do funcionamento do prédio. O zelador é este profissional que vai zelar pelo andamento das atividades. Além de corrigir eventuais falhas e imprevistos que acontecem no dia a dia

A síndica profissional e integrante da área de gestão predial da BAP administradora de bens, Maria Saldanha, explica quais são as principais atribuições do zelador e o que este profissional não deve fazer. Confira a entrevista completa:

SP Imóvel: Quais são as atribuições dos zeladores nos condomínios?

Maria Saldanha: O zelador tem a missão de cuidar de tudo que envolva o condomínio. Muitos se enganam quando pensam que cabe a esta função cuidar somente das áreas comuns. Estar atento às tarefas dos funcionários e à rotina de seus moradores, também cabe às suas atribuições. As áreas coletivas são os pontos que mais exigem demanda da rotina diária, como verificar as bombas, caixas d'água, limpeza, retirada de lixo, elevadores (caso tenha), jardim, etc. Há ainda outras tarefas, como ajudar na administração, junto ao síndico, já que se trata de um profissional que está diariamente nas dependências do condomínio com uma visão mais ampla de tudo. Este profissional, mesmo com poder limitado de decisão, é visto como braço direito do síndico.

Foto - Elevadores e Limpeza
Foto - Coleta de Lixo

SP Imóvel: Quais os principais cuidados o zelador deve ter?

MS: O zelador deve cuidar não somente da rotina do local, mas estar atento às manutenções preventivas que fazem a maior diferença na receita do condomínio, evitando assim, gastos maiores com reparos que poderiam ter sidos evitados. As datas para a limpeza dos reservatórios de águas, dedetização e desratização, também devem estar sob o controle e acompanhamento deste profissional. Lembrando que os demais funcionários como AGS, porteiros, garagistas e outros, poderão estar sob seu comando, ajudar com as escalas e estar atento ao período de férias e tudo que possa envolver as atividades dos demais colaboradores do condomínio. Acompanhar os prestadores de serviços, como os de telefonia e internet, CFTV, elevadores ou qualquer outro profissional que possa ter acesso às áreas comuns e equipamentos do condomínio, para que assim, desenvolvam suas atividades da melhor maneira possível, sem prejudicar a rotina do condomínio.

Foto - Dedetização
Foto - Telefonia

SP Imóvel: Quais os conhecimentos o zelador deve ter?

MS: Ter o mínimo de noção sobre elétrica, hidráulica, segurança e eletrônica são diferenciais para a carreira deste profissional. Além disso, o pleno conhecimento das rotinas e mecanismos que atendem ao condomínio deve ser uma de suas premissas, pois no momento de emergência ele deverá estar ponto para atender neste primeiro momento, até que o profissional venha solucionar tal emergência. É bom ressaltar que o zelador poderá substituir os demais funcionários do condomínio, exceto aqueles que não têm experiência, como manobristas, caso não tenha carteira de motorista.

Foto - Hidráulica
Foto - Big Vida - Eletricista

SP Imóvel: O que o zelador não deve fazer?

MS: Omitir informações de ocorrências no condomínio. Jamais uma informação importante poderá deixar de ser passada ao seu superior, no caso o síndico.

E você precisando fazer manutenção preventiva nas instalações elétricas da sua casa? O Lista ZN disponibiliza um guia completo e especializado com os melhores Eletricistas da Zona Norte de São Paulo

 
#DECORAÇÃO, #ILUMINAÇÃO, #CASA, #AMBIENTE, #ACONCHEGANTE
Forte:
ZN Imóvel
O Portal de Imóvel da Zona Norte de São Paulo
https://www.znimovel.com.br/