Tendências
02.out.2014
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

História do bairro de Santana

A região conta com uma infraestrutura completa que possui fácil acesso para diversos lugares da capital paulista

Logo Copiar Blog Notícia
Antigamente, Santana era conhecida como Santa’Ana. O nome faz referência a Santa Ana, mãe de Maria e avó de Jesus, nomeada “Padroeira de Metrópole de São Paulo", pelo papa Urbano VIII em 1782. O nome do bairro passou por diversas modificações até chegar ao atual.

O surgimento do bairro teve uma forte ligação com os Jesuítas que moravam na “Fazenda de Santana” e o local servia como núcleo de catequese. As terras foram remanejadas a corte portuguesa, que deu início à edificação Solar dos Andradas, marcada por abrigar José Bonifacio de Andrada e Silva, Patriarca da Independência do Brasil. O período foi marcado pelo manifesto paulista redigido por Bonifacio, colaborando na Declaração do Dia do Fico por parte de Dom Pedro I.

A região era bloqueada por duas barreiras naturais, o Rio Tietê e a Serra da Cantareira. Porém, com o avanço da industrialização e o monopólio gerado com o Ciclo do Café, o bairro passou a criar acessos às demais localidades do centro da capital paulista. 

E em 1893, Santana contou com a inauguração da linha férrea Tramway, para facilitar o acesso ao reservatório de água da Serra da Cantareira. O novo veículo não podia transportar passageiros, mas, os moradores passaram a pegar carona. E foi a partir daí, que a canção “trem das onze” de Adoniran Barbosa ficou famosa. 

O trem se tornou o primeiro transporte público do bairro e foi o marco para o desenvolvimento da região, pois provocou a chegada de chácaras, que mais tarde começaram a dar lugar para os imóveis residenciais.

O Tramway operou até 1964 e serviu de inspiração para projeto da estação de Santana - linha 1-azul do Metrô, que foi inaugurado em 1975. Hoje, o local possui integração com o Terminal de Ônibus Urbano.

Após as melhorias na infraestrutura, intensificaram a procura por imóveis em Santana.  O clima mais ameno do local é o principal atrativo na escolha da região para morar. O bairro é monitorado pela estação meteorológica, mais conhecida como Mirante de Santana, localizado no Jardim São Paulo. Sua vista privilegiada também é a atração do lugar.

Os moradores do bairro de Santana costumavam praticar esportes no antigo Rio Tietê que não era poluído na época, esportes como o Remo a Canoagem e a Natação. E foi criado dois grandes clubes de regatas para estas modalidades. Club Canottieri Esperia e o Clube de Regatas do Rio Tietê.

O famoso Clube de Regatas do Rio Tietê, que antes era patrimônio dos seus 30 mil sócios e funcionários, teve de abrir mão do espaço para a reintegração de posse por parte da Prefeitura de São Paulo, após passar dois anos fechado, por dívidas.

Com 107 anos de história, o clube contava com 50 metros quadrados, pistas de atletismo, piscinas e sete quadras de tênis. Agora será sede do projeto Clube Escola, previsto pela Prefeitura. Com entrada gratuita, as melhorias vão desde novas quadras poliesportivas, pista de caminhada, playground, brinquedoteca e sala de leitura.  O horário de funcionamento será das 7h às 23h. 

Com todo esse processo de desenvolvimento e avanços em sua infraestrutura, Santana se transformou em um bairro completo, onde é possivel encontrar tudo o que você precisa em um só lugar, além de contar com uma localização estratégica de fácil acesso ao centro, zona sul, leste e oeste.

Fonte:
ZN Imóvel
O Portal de Imóvel da Zona Norte de São Paulo
www.znimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel